Saltar navegação. Ir directamente ao conteúdo principal

A MINHA PENSÃO RESPONDE

Está em:

  1. Inicio
  2. Site
  3. Artigo

Fórum de Especialistas

Tempo de leitura: 3 minutos

Partilhar

Imprimir
Fórum de Especialistas

Foto: BBVA Comunicación. Foro de Expertos Instituto BBVA de Pensiones.

O Fórum de Especialistas é composto por personalidades independentes de diversas nacionalidades, provenientes do mundo académico e da investigação socioeconómica, e sem qualquer relação laboral ou comercial com o Grupo BBVA, além de sua participação neste Fórum.

O Fórum de Especialistas desempenhará uma dupla função no projeto A Minha Pensão e Instituto BBVA de Pensões:

  • Por um lado, encarregar-se-á de dirigir e executar os trabalhos e a investigação relativa aos sistemas de previdência social, com o objetivo de poder emitir contribuições com base científica que enriqueçam o conhecimento nesta matéria.
  • Por outro lado, trabalhará para divulgar estas conclusões à sociedade, com o objetivo de contribuir para o conhecimento e transparência sobre o funcionamento e os desafios com que se confrontam os nossos sistemas de pensões.

 

Membros do Fórum de Especialistas

José Antonio Herce San Miguel
Presidente do Fórum

José Antonio HerceLicenciado e Doutorado em Economia pela Universidade Complutense de Madrid e Mestre em Economia pela Universidade de Essex. Atualmente é Profesor Titular de Economia na Universidade Complutense de Madrid.

Entre os cargos que desempenhou, destacamos o de Director Executivo da FEDEA, Profesor Asociado do Instituto Juan March de Estudios e Investigaciones e Professor Visitante do El Colégio de México. Pertenceu também ao corpo de Administradores da Comissão Europeia.

Por último, como profissional com responsabilidades na consultora Analistas Financieros Internacionales (AFI), presta assessoria a empresas, associações empresariais e administrações públicas nas matérias mencionadas anteriormente.

Mercedes Ayuso

Mercedes AyusoCatedrática de Estatística Atuarial pela Universidade de Barcelona, é Doutorada em Ciências Económicas e Empresariais (Premio Extraordinario) e Atuaria na área seguradora. Membro do grupo de investigação de Risco em Finanças e Seguros (Riskcenter-UB). Entre as suas áreas de investigação mais importantes destaca a análise do risco de longevidade e dependência, matérias sobre as quais tem publicado nas principais revistas científicas espanholas e internacionais.

Dirigiu vários projetos públicos do Ministério de Economia e Competitividade. Foi membro do Comité de Especialistas nomeado pelo Governo para a definição do fator de sustentabilidade do sistema público de pensões. Compareceu em diversas ocasiões perante a Comissão não permanente de seguimento e avaliação do Pacto de Toledo do Congresso dos Deputados (Governo de Espanha).

É coordenadora do Mestrado em Ciências Atuariais e Financeiras da Universidade de Barcelona e Co-diretora do Mestrado em Gestão de Entidades Seguradoras e Financeiras na mesma Universidade.

Jorge Bravo

Jorge BravoÉ Doutorado em Economia pela Universidade de Évora, Portugal (aprovado com distinção e louvor por unanimidade), Mestre em Economia Monetária e Financeira pela Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior de Economia e Gestão (aprovado com distinção e louvor por unanimidade) e Licenciado em Economia pela Universidade de Évora (melhor aluno do ano).

Professor de Economia e Finanças da Universidade Nova de Lisboa - Information Management School (NOVAIMS) e Professor Convidado do    Departamento  de Economia da  Universidade de Paris- Dauphine (Paris IX)

Coordena o ORBio – Observatório dos Riscos Biométricos da População Segura em Portugal da Associação Portuguesa de Seguradores (APS), em Lisboa. É membro do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora (CEFAGE-UE) e do Population Issues Working Group (PIWG), International Actuarial Association (IAA), Social Security Committee.

Elisa Chuliá

Elisa ChuliáApós a sua graduação como Magister Artium em Comunicação, Germânicas e História pela Universidade Johannes Gutenberg de Maguncia (RFA) e obtido o grau de Mestre em Ciências Sociais do Centro de Estudos Avançados em Ciências Sociais (Instituto Juan March de Estudios e Investigaciones), doutorou-se em Ciências Políticas e Sociologia na Universidade Complutense de Madrid. É Professora titular na Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia da UNED, da qual foi reitora entre 2007 e 2011.

Em 2005 juntou-se ao grupo investigadores da FUNCAS, no qual coordena atualmente na Direção de Estudos Sociais a edição de publicações Panorama Social e Focus on Spanish Society. Tem dedicado grande parte da sua investigação aos desafios sociais e políticos decorrentes da longevidade e, em especial, as reformas dos sistemas de pensões no contexto de sistemas de segurança social ocidentais. Sobre estas questões, tem participado em vários projetos de investigação nacionais e internacionais e publicado numerosas contribuições em monografias e revistas.

Robert Holzmann

Robert HolzmannDepois de concluir um MBA pela Universidade de Graz (Áustria), completou o Doutoramento em Economia pela Universidade de Viena. Fez também parte do Programa “Executive Development” na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Do seu extenso currículo, destacamos as funções que desempenhou como Economista Sénior no “Fiscal Affairs Department” do Fundo Monetário Internacional, em Washington D.C ., “Old Age Financial Protection Chair” na Universidade de Malaya, na Malásia, sendo, atualmente diretor do “RH Institute for Economic Policy Analyses”, em Viena.

Colaborou também, de forma importante, em vários projetos do Banco Mundial, em Washington D.C., tendo sido Diretor de Investigação do “Labor Mobility Program”, desempenhando, atualmente, as funções de Consultor Sénior do Banco Mundial.

Subscrição do Boletim do Fórum de Especialistas

O Fórum de Especialistas do Instituto BBVA de Pensões publica mensalmente um Boletim, com as novidades mais relevantes em matéria de pensões e reforma. Subscreva o Boletim

Subscreva e receba agora o Boletim do Fórum de Especialistas

Trabalhos do Fórum de Especialistas

Relatórios

Motor de Busca do Fórum de especialistas

Data de publicação