Saltar navegação. Ir directamente ao conteúdo principal

Partilhar

  • Youtube
  • RSS

ES

Instituto BBVA de Pensões

Está em:

  1. Inicio
  2. Site
  3. Artigo

Natalidade, pirâmide populacional e movimentos migratórios em Espanha

O Fórum de Especialistas analisou o envelhecimento da população como consequência das baixas taxas de natalidade e aumento da esperança de vida.
Natalidade, pirâmide populacional e movimentos migratórios em Espanha

29 de Novembro de 2014 | 16:30

Acesso ao documento completo (esp): Natalidade, pirámide populacional e movimentos migratórios em Espanha (PDF 1,2 Mb)

Mercedes Ayuso e Robert Holzmann, do Forum de Especialistas do Instituto BBVA de Pensões analisaram a natalidade, a pirâmide populacional e os movimentos migratórios em Espanha, bem como os efeitos que estão a produzir no sistema de pensões espanhol.

Espanha combinou os fenómenos do envelhecimento da população na base da pirâmide populacional, como consequência de baixas taxas de natalidade com o topo da mesma, como consequência de uma maior esperança de vida para a o população de idade mais avançada.

Os fenómenos demográficos de natalidade, longevidade e migração não podem considerar-se de forma isolada no desenho dos sistemas sustentáveis de pensões: é necessário analisar a relação entre eles para desenvolver projecções o mais acurado possíveis. Enquanto o fenómeno da migração parece ter efeitos temporais na composição da população e com um possível efeito nulo na analise a médio longo prazo, já não é assim com os fenómenos de natalidade e mortalidade.

Políticas sociais que fomentem o crescimento da natalidade e a criação de incentivos para motivar a permanência dos indivíduos no mercado de trabalho poderiam ou deveriam constituir peças chave na manutenção de sistemas previsionais de repartição e de capitalização.

Para entender a dinâmica do envelhecimento na população espanhola analisaremos o comportamento dos indicadores demográficos apresentados por Ayuso e Holzmann para Espanha, basicamente:

    • Evolução das taxas de natalidade, fecundidade e fertilidade em Espanha.
    • Composição da pirâmide populacional em Espanha em distintos momentos do tempo, ou seja, distribuição da população por idades ao longo do tempo.
    • Evolução dos fluxos migratórios e seu efeito no fenómeno de envelhecimento.

No ponto 2 apresentamos a evolução das taxas de natalidade, fecundidade e fertilidade em Espanha desde meados do século XIX até à actualidade. O objectivo é analisar se essas taxas se mantiveram acima ou abaixo do patamar estabelecido como referencia para evitar o envelhecimento progressivo de uma população. Neste ponto presentamos simultaneamente a evolução da taxa bruta de mortalidade em Espanha.

No ponto 3 mostramos a evolução da pirâmide populacional em Espanha, fundamentalmente a sua estrutura por idades e a sua evolução ao longo dos anos. Graficamente podemos observar como o fenómeno do envelhecimento se produz de forma acentuada e de forma muito marcada em Espanha, com um notável incremento dos grupos populacionais concentrados nos intervalos de idade mais avançada.

No ponto 4 analisa-se o comportamento dos fenómenos migratórios em Espanha desde 1950 e o seu peso na composição da população activa.

Finalmente, os pontos 5 e 6 ajudam-nos a formular cenários sobre a evolução esperada do envelhecimento em Espanha considerando de forma simultânea os diferentes fenómenos demográficos analisados nos pontos anteriores (sob determinados cenários de comportamento para os mesmos).

Por fim, concluímos o documento (ponto 6) com uma serie de indicações fundamentais sobre os sistemas de pensões, e como estes se podem ver afectados pelos fenómenos analisados.

Acesso ao documento completo (esp): Natalidade, pirámide populacional e movimentos migratórios em Espanha (PDF 1,2 Mb)

 

Subscrição do Boletim do Fórum de Especialistas

O Fórum de Especialistas do Instituto BBVA de Pensões publica mensalmente um Boletim, com as novidades mais relevantes em matéria de pensões e reforma. Subscreva o Boletim

Subscreva e receba agora o Boletim do Fórum de Especialistas

Motor de Busca do Fórum de especialistas

Data de publicação

0 Comentários

Utilize o formulário abaixo para nos dar a sua opinião. O endereço de e-mail é necessário para entrar em contacto consigo.