BBVA A minha pensão

Fórum de Especialistas   2 Dez 2014

O futuro das pensões espanholas

Autor

Instituto BBVA de PENSIONES

Análise de Javier Díaz-Giménez sobre o futuro das pensões espanholas revendo a sustentabilidade e o futuro das pensões. A transformação demográfica tornou insustentável o sistema de repartição vigente até 2010, augurando novas reformas.

A análise do Professor Díaz-Giménez põe em relevo que o sistema de pensões em Espanha vigente em 2010 era completamente insustentável, uma vez que os problemas de sustentabilidade das pensões em Espanha eram, então, estruturais.

DOCUMENTO COMPLETO: O futuro das pensões espanholas (PDF 0,8 Mb)

Isto sucede, segundo a sua opinião, porque os défices do sistema de pensões se devem ao aumento dos custos do sistema, e esses aumentos têm muito pouco a ver com a recessão de 2008. Os custos do sistema de pensões aumentam por três razões: porque a longevidade aumenta, porque o número de trabalhadores que se reforma em cada ano aumenta e porque a educação dos trabalhadores aumenta.

Para conseguir uma melhoria na sustentabilidade das pensões públicas teria de se reduzir consideravelmente o valor da pensão média.

Díaz-Giménez termina chegando à conclusão de que"as Reformas de 2013 do Sistema de Pensões espanhol e a aplicação do Fator de Equidade Intergeracional e do Índice de Revalorização das pensões resolverão os problemas de sustentabilidade das pensões de espanholas no curto e médio prazo, mas são insuficientes para torná-las sustentáveis no longo prazo. Os nossos resultados avisam-nos que as pensões espanholas voltarão a ser alvo de reformas no futuro."

Subscrição de Newsletter