BBVA A minha pensão

Soluções   29 Nov 2024

Literacia Financeira, Poupança e Investimento: incentivos ao aforro de longo prazo e soluções de desacumulação

Autor

Instituto BBVA de Pensões

Os supervisores financeiros consideram a literacia financeira como um tema crítico ao nível da supervisão comportamental, destacando-se a proteção e o apoio ao investidor, com o objetivo de aumentar os conhecimentos de literacia financeira, promover comportamentos e atitudes saudáveis.

Na Conferência “Literacia financeira, pensões e poupança para o bem-estar e o crescimento”, que marcou os 10 anos do Instituto BBVA de Pensões em Portugal, participaram no painel Literacia Financeira, Poupança e Investimento: incentivos ao aforro de longo prazo e soluções de desacumulação, os Diretores de Supervisão Comportamental dos três Supervisores Financeiros: Banco de Portugal, CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e ASF - Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões. Este painel foi moderado por Jorge Bravo, membro do Fórum de Especialistas do Instituto BBVA de Pensões.

A problemática deste debate residiu em três pontos principais:

  • Como é que a literacia financeira pode contribuir para tomar melhores decisões de consumo, poupança e investimento, qual tem sido a atuação dos reguladores nesta matéria.
  •  A fase de desacumulação do ciclo de vida e as diferentes necessidades na etapa da reforma.
  • Novas soluções para o incentivo da poupança de médio e longo-prazo.

No balanço efetuado sobre a evolução da literacia financeira em Portugal, concluiu-se que a Literacia Financeira deverá ser assumida como uma política pública prioritária para fomentar a resiliência financeira dos indivíduos e também a estabilidade financeira.

Para mais informação, consulte o destaque das principais ações desenvolvidas pelos Supervisores Financeiros em Portugal, abordadas durante a Conferência

Subscrição de Newsletter