Saltar navegação. Ir directamente ao conteúdo principal

Partilhar

  • Youtube
  • RSS

ES

Instituto BBVA de Pensões

Está em:

  1. Inicio
  2. Site
  3. Artigo

O futuro das pensões espanholas

Análise de Javier Díaz-Giménez sobre o futuro das pensões espanholas revendo a sustentabilidade e o futuro das pensões. A transformação demográfica tornou insustentável o sistema de repartição vigente até 2010, augurando novas reformas.
O futuro das pensões espanholas

02 de Dezembro de 2014 | 00:00

A análise do Professor Díaz-Giménez põe em relevo que o sistema de pensões em Espanha vigente em 2010 era completamente insustentável, uma vez que os problemas de sustentabilidade das pensões em Espanha eram, então, estruturais.

DOCUMENTO COMPLETO: O futuro das pensões espanholas (PDF 0,8 Mb)

Isto sucede, segundo a sua opinião, porque os défices do sistema de pensões se devem ao aumento dos custos do sistema, e esses aumentos têm muito pouco a ver com a recessão de 2008. Os custos do sistema de pensões aumentam por três razões: porque a longevidade aumenta, porque o número de trabalhadores que se reforma em cada ano aumenta e porque a educação dos trabalhadores aumenta.

Para conseguir uma melhoria na sustentabilidade das pensões públicas teria de se reduzir consideravelmente o valor da pensão média.

Díaz-Giménez termina chegando à conclusão de que"as Reformas de 2013 do Sistema de Pensões espanhol e a aplicação do Fator de Equidade Intergeracional e do Índice de Revalorização das pensões resolverão os problemas de sustentabilidade das pensões de espanholas no curto e médio prazo, mas são insuficientes para torná-las sustentáveis no longo prazo. Os nossos resultados avisam-nos que as pensões espanholas voltarão a ser alvo de reformas no futuro."

 

Subscrição do Boletim do Fórum de Especialistas

O Fórum de Especialistas do Instituto BBVA de Pensões publica mensalmente um Boletim, com as novidades mais relevantes em matéria de pensões e reforma. Subscreva o Boletim

Subscreva e receba agora o Boletim do Fórum de Especialistas

Motor de Busca do Fórum de especialistas

Data de publicação

0 Comentários

Utilize o formulário abaixo para nos dar a sua opinião. O endereço de e-mail é necessário para entrar em contacto consigo.