Saltar navegação. Ir directamente ao conteúdo principal

Está em:

  1. Inicio
  2. Site

Busca por otros términos

  • Vou começar a poupar para o meu futuro. O que devo ter em conta?

    Vou começar a poupar para o meu futuro. O que devo ter em conta?

    07 Janeiro 2019

    Em primeiro lugar, devemos considerar a poupança em função das circunstâncias particulares: estabelecer objetivos, analisar o prazo para os alcançar e fixar uma quantia de poupança necessária para tal. Se não for suficiente, é importante fazer uma estimativa e cortar nos gastos desnecessários. O futuro está em jogo.

    3 min

  • Aprenda a ser "formiga" e a poupar para ter uma pensão melhor

    Aprenda a ser "formiga" e a poupar para ter uma pensão melhor

    07 Janeiro 2019

    Ser consistente na forma de poupar é uma das chaves, juntamente com o tempo e o valor investido, para acumular o capital suficiente para a reforma. A poupança periódica faz com que seja menor o valor necessário para atingir o objectivo final e garante também uma maior estabilidade dos investimentos.

    3 min

  • Planear a reforma com conhecimento

    Planear a reforma com conhecimento

    07 Janeiro 2019

    Durante a juventude tendemos a pensar que a idade da reforma está muito longe. De facto, aos 20 e aos 30 anos as prioridades variam entre a satisfação pessoal, a diversão e a construção de uma vida familiar. As poupanças feitas vão nesse sentido: um projeto pessoal, a aquisição de uma casa... Mas, chegados aos 40, a distância começa a encurtar. E a verdade é para muitas pessoas as “regras de planeamento da reforma” são ainda ilustres desconhecidas.

    3 min

  • Viver cada vez mais anos: quais são as consequências?

    Viver cada vez mais anos: quais são as consequências?

    07 Janeiro 2019

    Populações mais envelhecidas que irão viver mais anos: esse é o futuro. Pode ser sintoma de uma melhoria na qualidade de vida, mas também pressupõe um desafio para fazer face à reforma: é necessário gerar riqueza suficiente para viver durante mais tempo.

    3 min

  • Chile: uma reforma nas pensões que revolucionou o mundo

    Chile: uma reforma nas pensões que revolucionou o mundo

    07 Janeiro 2019

    A transição, há mais de 30 anos, para um sistema de capitalização individual, fez com que os chilenos tenham uma taxa de substituição de 42%, ainda que estejam longe de garantir rendimentos idênticos aos que tinham antes da reforma. Por isso, o governo chileno quer levar a cabo reformas para dar mais peso ao sistema público, ao contrário do que acontece na Europa.

    3 min

  • Os países europeus também reformam os seus sistemas de pensões

    Os países europeus também reformam os seus sistemas de pensões

    07 Janeiro 2019

    Em Portugal as reformas do setor público vão sofrer uma redução de 10%, Espanha está a proceder a reformas no seu sistema e França aumentou o período de contribuição em dois anos. Todos querem garantir a sustentabilidade do sistema e cumprir os compromissos com Bruxelas.

    3 min