Uma reforma plena
A reforma marca uma nova etapa nas nossas vidas e devemos aprender a vivê-la como sendo uma etapa de desenvolvimento pessoal.
O que faço com o meu tempo livre, e como posso continuar a sentir-me útil?
Como ter uma reforma positiva?
- Ter a reforma planificada: Conhecer-se a si próprio e saber quais as atividades das quais se irá desfrutar no tempo é algo fundamental. Trata-se, no fundo, de procurar atividades que deem sentido à nossa vida e nas quais possamos obter um elevado grau de satisfação pessoal.Manter as relações sociais: Deve retomar o contacto e reunir-se com amizades antigas. Desenvolver atividades em grupo enriquece a nossa vida social. Isto é fundamental nas grandes cidades, mais impessoais, nas quais corremos o risco de permanecer em casa quando chegamos à reforma.
- Cultivar hobbies ou realizar atividades que se possam fazer em idades mais avançadas: Uma pessoa pode gostar muito de futebol ou de boxe mas, chegada a idade da reforma, estas atividades podem ser demasiado duras para o nosso organismo. Dar início à pratica de atividades mais ligeiras como caminhadas, golf ou o cicloturismo, pode servir para nos distrairmos, tanto hoje como quando formos mais velhos.
- Ajudar os outros: Sentirmo-nos úteis é o melhor que nos pode acontecer. Além disso, o nosso tempo e o nosso conhecimento podem ser úteis a muita gente. Existem muitas associações onde pode dedicar o seu tempo livre aos outros.
- Não ficar refém dos conhecimentos que se têm. Aprender coisas novas: Nunca é tarde para aprender e procurar formação. Uma pessoa pode enriquecer-se em qualquer idade através de cursos, aulas de dança, exercício físico, etc.
- Aproveitar os recursos sociais: Existem atividades organizadas pelas universidades séniores, por exemplo, cursos, oficinas, bem como entidades e recursos de apoio a pessoas dependentes como a teleassistência, o apoio ao domicílio ou prestações sociais.
- Manter-se otimista: O bom humor e o otimismo trazem-nos mais qualidade de vida e fazem-nos estar mais abertos a novas atividades.
- Manter-se ativo: Não fique em casa, sem sair nem fazer nada. Há uma vasta oferta de atividades de lazer das quais pode desfrutar e, sobretudo, agora tem tempo para elas! Juntar-se às diversas associações para pessoas reformadas nas quais se organizam atividades, cursos e viagens é uma boa opção.
- Fazer exercício: Há que cuidar-se, para evitar que o organismo se deteriore excessivamente. Programar uma série de atividades desportivas diárias é uma boa opção para manter o corpo e a mente sãos. No entanto, deve evitar-se que os temas relacionados com a saúde se tornem uma obsessão. A não ser que se sofra de uma doença grave, nesta idade é comum ter um estado de saúde razoável. Ainda que não se tenha o vigor dos 18 anos, podem desenvolver-se muitas atividades a um ritmo moderado.