BBVA A minha pensão

Fórum de Especialistas   31 Out 2015

Revisão das projeções de população

Autor

Instituto BBVA de PENSIONES

Revisão dos pressupostos de projeção relativos às condicionantes demográficas da organização internacional, dos institutos nacionais e da documentação académica.

Ler todo o relatório de Revisão das projeções de população

Os sistemas de pensões e as respetivas reformas são fortemente influenciadas pela evolução demográfica, a qual se compara cada vez mais entre os diferentes países para identificar tendências e pontos em comum. Os investigadores de projeções demográficas em todo o mundo baseiam-se nas que são produzidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Na Europa, as projeções demográficas do Eurostat constituem a base do relatório periódico da Comissão Europeia sobre o envelhecimento. Embora essas projeções sejam tecnicamente corretas, os pressupostos subjacentes para as condicionantes demográficas (fertilidade, mortalidade e migração) nas variantes centrais são limitados e, em grande medida, insuficientes. Pior, correm o risco de fornecer uma imagem errada sobre a evolução futura e das alternativas relevantes.

Este artigo investiga os pressupostos referentes às condicionantes demográficas da ONU e do Eurostat, em comparação com as projeções nacionais em Portugal e Espanha, e fornece uma revisão e abordagens alternativos, atuais e vanguardistas para a projeção das condicionantes demográficas, que vão mais além do que o uso de dados da evolução demográfica recente.

Estas abordagens sugerem que a economia e outros desenvolvimentos socioeconómicos têm uma grande influência sobre as tendências futuras de fertilidade, mortalidade e migração. Além disso, suportam a afirmação de que o aumento da taxa de fertilidade previsto pela ONU/Eurostat não terá lugar, de que o aumento da esperança de vida pode ser muito mais elevado, e de que os fluxos de migração líquida para países da UE podem ser muito maiores e continuarem a aumentar. A subestimação geral do envelhecimento da população resultante afeta a sustentabilidade financeira dos sistemas de pensões e as opções de reforma, uma questão que analisará nos próximos artigos.

Ler todo o relatório de Revisão das projeções de população

Subscrição de Newsletter