BBVA A minha pensão

Soluções   24 Nov 2013

40% das famílias portuguesas consegue poupar apesar da crise

Autor

Instituto BBVA de PENSIONES

Com a crise, o nível de poupança nos lares portugueses diminuiu 79% nos últimos 5 anos.

A crise económica fez-se notar com força nos hábitos dos lares portugueses, onde em quase 80% dos casos se assistiu à diminuição das taxas de poupança nos últimos 5 anos. Por outro lado, apenas 12% dos lares manteve o seu nível de poupança e 7% conseguiu aumentar esse valor. Estas são conclusões da sondagem BBVA “As pensões e os hábitos de poupança em Portugal.”
 
Apesar da descida na maioria dos casos, atualmente, uma parte dos lares portugueses consegue destinar uma parte dos seus rendimentos à poupança: 40% reconhece que consegue poupar, uma percentagem que aumenta nas classes sociais mais altas, sendo que os restantes 60% não o fazem. De realçar o facto do nível de poupança verificado nas classes mais altas ser, em valores médios, cerca do dobro do nível das classes mais baixas.
 
Em termos de idade, encontra-se um maior número de pessoas que consegue poupar nos grupos etários mais novos, com destaque para o grupo dos 26 aos 35 anos, onde se observa a maior percentagem do número de famílias que consegue poupar. Esta percentagem diminui, depois, com o aumento da idade, importando ter em conta algumas circunstâncias que podem ter interferência nesta tendência, como, por exemplo, a maior carga económica a que estão sujeitas as famílias com filhos.

Subscrição de Newsletter