Saltar navegação. Ir directamente ao conteúdo principal

A MINHA PENSÃO RESPONDE

Está em:

  1. Inicio
  2. Site
  3. Arquivo

Arquivo

Agosto 2014

  • Chile: uma reforma nas pensões que revolucionou o mundo

    Chile: uma reforma nas pensões que revolucionou o mundo

    04 de Agosto de 2014 | 00:00

    A transição, há mais de 30 anos, para um sistema de capitalização individual, fez com que os chilenos tenham uma taxa de substituição de 42%, ainda que estejam longe de garantir rendimentos idênticos aos que tinham antes da reforma. Por isso, o governo chileno quer levar a cabo reformas para dar mais peso ao sistema público, ao contrário do que acontece na Europa.

    0 comentários 3 minutos

  • O que mudou nas pensões de reforma com a troika

    O que mudou nas pensões de reforma com a troika

    04 de Agosto de 2014 | 00:00

    Os últimos três anos, devido ao programa de resgate a Portugal, representaram um período de ajustamento que mexeu no bolso dos portugueses de forma transversal. No caso das pensões houve alterações significativas. Recorde algumas das principais medidas determinadas pela troika.

    0 comentários 3 minutos

  • Porque se estão a tornar populares os produtos de longo prazo em comparação com os depósitos, com prazos curtos de investimento?

    Porque se estão a tornar populares os produtos de longo prazo em comparação com os depósitos, com prazos curtos de investimento?

    04 de Agosto de 2014 | 00:00

    Com as taxas de juro em mínimos históricos, torna-se cada vez menos atrativa a poupança em produtos como os depósitos, que têm prazos curtos de investimento. Quem poupa procura retorno em outros produtos nos quais pode investir com prazos mais longos e que oferecem melhores retornos financeiros.

    0 comentários 3 minutos

  • Vou começar a poupar para o meu futuro. O que devo ter em conta?

    Vou começar a poupar para o meu futuro. O que devo ter em conta?

    04 de Agosto de 2014 | 00:00

    Em primeiro lugar, devemos considerar a poupança em função das circunstâncias particulares: estabelecer objetivos, analisar o prazo para os alcançar e fixar uma quantia de poupança necessária para tal. Se não for suficiente, é importante fazer uma estimativa e cortar nos gastos desnecessários. O futuro está em jogo.

    0 comentários 3 minutos