Saltar navegação. Ir directamente ao conteúdo principal

Portugues

A MINHA PENSÃO RESPONDE

Longevidade e os Desafios
da Poupança Após a Reforma


VI Sondagem do Instituto BBVA de Pensões
Maio de 2019

Downloads

Nesta secção poderá fazer o download das infografias com as principais conclusões da VI sondagem do Instituto BBVA de Pensões - Longevidade e os Desafios da Poupança Após a Reforma, assim como do detalhe relacionado com as perguntas e as respostas.
Também, poderá consultar a metodologia da sondagem.

Infografia "Resultados em destaque" Infografia "Perfil do cidadão com 60+ anos em Portugal" Relatório "Longevidade e os Desafios da Poupança Após a Reforma"



O presente estudo foi realizado pelo Instituto de Investigaciones de Mercado y Marketing Estratégico Ikerfel por conta do BBVA

O objetivo do estudo foi a averiguação dos conhecimentos, das atitudes e dos comportamentos da população portuguesa em relação às pensões.

Suportado na realização de 1.000 entrevistas telefónicas à população portuguesa e residente em Portugal, de ambos os sexos, com idade superior ou igual a 60 anos.

As entrevistas realizaram-se entre 05 e 25 de fevereiro de 2019.



Nota metodológica do relatório de resultados

Objetivo principal

Oferecer uma visão global sobre o nível de conhecimento, as opiniões, as atitudes e os comportamentos da população portuguesa com idade superior ou igual a 60 anos, em relação às pensões.

Objetivos específicos

  • Projetar o cenário atual das pensões entre as pessoas com idade superior ou igual a 60 anos.
  • Investigar as ações levadas a cabo pela população portuguesa com idade superior ou igual a 60 anos, relativamente à poupança para a velhice.
  • Reflexão das considerações relativamente à idade de reforma da população com idade superior ou igual a 60 anos.
  • Avaliação das expetativas da população com idade superior ou igual a 60 anos ao nível pessoal assim como relativamente à garantia e à revalorização das pensões.
  • Identificar o perfil da pessoa com idade superior ou igual a 60 anos, em relação aos rendimentos do seu agregado familiar, o seu uso e a poupança.
  • Conhecer o protagonismo da habitação própria e a sua utilização como recurso durante a reforma na população portuguesa com idade superior ou igual a 60 anos.
  • Estabelecer critérios para a identificação das necessidades de cuidados e sobre a saúde entre a população portuguesa com idade superior ou igual a 60 anos.
  • Projetar o cenário de reforma das pessoas com idade inferior a 60 anos, entre as pessoas com idade superior ou igual a 60 anos.

Fichas técnicas

Universo: População portuguesa
Técnica de estudo Quantitativa.
Técnica utilizada Entrevista Telefónica (Sistema CATI) com base num questionário semiestruturado com uma duração aproximada de 15 minutos.
Universo de análise População portuguesa e residente em Portugal, de ambos os sexos, com idade superior ou igual a 60 anos.
Detalhe da abordagem metodológica e representatividade da amostra Realizaram-se 1.000 entrevistas, o que pressupõe um erro da amostra de e=±3,16% para um nível de confiança de 95,5% 2σ.
A distribuição das entrevistas foi representativa do universo.
Os dados foram ponderados em função da idade, sexo e do peso populacional de cada zona.
Trabalho de campo Entre 5 e 25 de fevereiro de 2019.