Saltar navegação. Ir directamente ao conteúdo principal

Portugues

A Minha Pensão

A MINHA PENSÃO RESPONDE

As pensões e os hábitos de poupança em Portugal

V Sondagem do Instituto BBVA de Pensões (2017)

V Sondagem

Download

Nesta secção poderá descarregar as infografias com as principais conclusões da V Sondagem sobre "Pensões, Hábitos de Poupança e o Perfil do aforrador em Portugal". Também, disponibilizamos a informação completa com o detalhe de todas as perguntas.

Por último, poderá consultar a metodologia da sondagem.



Infografia "Resultados em destaque" Infografia "Perfil do aforrador" Relatório "As pensões e os hábitos de poupança em Portugal"



O presente estudo foi realizado pelo Instituto de Investigaciones de Mercado y Marketing Estratégico Ikerfel por conta do BBVA

O objetivo do estudo foi a averiguação dos conhecimentos, atitudes e comportamentos da população portuguesa em relação às pensões.

Suportado na realização de 1.000 entrevistas telefónicas à população portuguesa e residentes em Portugal há 3 ou mais anos, de ambos os sexos, com idades entre os 18 e os 65 anos, sem estarem reformados.

As entrevistas realizaram-se entre 20 de Outubro e 22 de Novembro de 2017.



Nota metodológica do relatório de resultados

O presente relatório de resultados do estudo sobre as Pensões e os hábitos de poupança e perfil de aforrador em Portugal, contempla informação referida em dados obtidos:

  • 1ª sondagem em 2013.
  • 2ª sondagem em 2014.
  • 3ª sondagem em 2015.
  • 4ª sondagem em 2016.
  • 5ª sondagem em 2017.

Ao longo do documento serão referidos não só resultados da última sondagem de 2017, mas também comparações significativas entre os diferentes períodos sempre que essa comparação seja possível (ao manter-se a pergunta).

Existem perguntas específicas para o estudo de 2017 (a maioria) e outras em que temos a evolução em relação aos dados de sondagens em anos anteriores.

Objetivo principal

Oferecer uma visão global do nível de conhecimento, opiniões, atitudes e comportamentos da população portuguesa em relação às pensões.

Objetivos específicos

  • Conhecer o protagonismo da reforma como um dos objetivos da poupança.
  • Avaliar as expetativas da população tanto ao nível pessoal como ao nível do Sistema Público de Pensões. Determinar a procura latente de informação e as fontes de informação utilizadas.
  • Medir o nível de conhecimento sobre o sistema de pensões públicas em Portugal.
  • Delinear como se projeta o cenário da reforma.
  • Analisar e determinar o impacto das evoluções observadas entre 2016 e 2017 (onde for possível).
  • Estabelecer critérios, prioridades e possíveis alternativas no funcionamento do Sistema Público de Pensões.
  • Averiguar as expetativas dos cidadãos.

Ficha técnica

Universo: População portuguesa
Técnica de estudo Quantitativa.
Técnica empleada Entrevista Telefónica (Sistema CATI) com base num questionário semiestruturado com uma duração aproximada de 17 minutos
Universo de análise População portuguesa e residente em Portugal durante 3 ou mais anos, de ambos os sexos, com idades entre os 18 e os 65 anos sem estarem reformados.
Detalhe da abordagem metodológica e representatividade da amostra Realizaram-se 1.000 entrevistas, o que pressupõe um erro da amostra de e=±3,16% para um nível de confiança de 95,5% 2σ.
A distribuição das entrevistas foi representativa do universo.
Trabalho de campo Entre 20 de Outubro e 22 de Novembro de 2017