Saltar navegação. Ir directamente ao conteúdo principal

A MINHA PENSÃO RESPONDE

Está em:

  1. Inicio
  2. Site

Busca por otros términos

  • Conheça as regras das reformas antecipadas

    Conheça as regras das reformas antecipadas

    07 Janeiro 2019

    Nos últimos anos o acesso à pensão de reforma antecipada – ou seja, antes da idade prevista legalmente – tem sofrido algumas alterações, e apenas quem se enquadra em certos critérios pode reformar-se antecipadamente. Contudo, foi recentemente divulgada legislação que determina um regime transitório, a vigorar apenas em 2015, para que quem tem 60 ou mais anos e 40 anos de carreira contributiva possa aceder à pensão de velhice.
  • Planear a reforma com conhecimento

    Planear a reforma com conhecimento

    07 Janeiro 2019

    Durante a juventude tendemos a pensar que a idade da reforma está muito longe. De facto, aos 20 e aos 30 anos as prioridades variam entre a satisfação pessoal, a diversão e a construção de uma vida familiar. As poupanças feitas vão nesse sentido: um projeto pessoal, a aquisição de uma casa... Mas, chegados aos 40, a distância começa a encurtar. E a verdade é para muitas pessoas as “regras de planeamento da reforma” são ainda ilustres desconhecidas.
  • A OCDE aconselha mais poupança particular para se estar preparado para a reforma

    A OCDE aconselha mais poupança particular para se estar preparado para a reforma

    07 Janeiro 2019

    No seu último boletim sobre pensões, a OCDE informa que as reformas nos sistemas públicos vieram reduzir a quantia do valor das pensões de uma forma geral, referindo ainda que nem todos os países tomaram medidas especiais de protecção para as pessoas com menores rendimentos.
  • Aprenda a ser "formiga" e a poupar para ter uma pensão melhor

    Aprenda a ser "formiga" e a poupar para ter uma pensão melhor

    07 Janeiro 2019

    Ser consistente na forma de poupar é uma das chaves, juntamente com o tempo e o valor investido, para acumular o capital suficiente para a reforma. A poupança periódica faz com que seja menor o valor necessário para atingir o objectivo final e garante também uma maior estabilidade dos investimentos.
  • Porque deve começar a poupar o quanto antes?

    Porque deve começar a poupar o quanto antes?

    07 Janeiro 2019

    Dessa forma consegue-se acumular mais capital (sempre que a poupança seja constante), a poupança é feita de um modo mais eficaz e, ao investir numa idade mais jovem, pode-se assumir um risco maior, o que em teoria pode gerar maior retorno.
  • Os pilares da poupança privada: para um sistema misto?

    Os pilares da poupança privada: para um sistema misto?

    07 Janeiro 2019

    Os pilares da poupança privada são complementares, normalmente voluntários, de gestão privada e baseiam-se num sistema de capitalização.