Saltar navegação. Ir directamente ao conteúdo principal

A MINHA PENSÃO RESPONDE

Está em:

  1. Inicio
  2. Site

Entradas do site

Todas as entradas

Busca por otros términos

  • Carta do Director

    Carta do Director

    07 Janeiro 2019

    É para mim um prazer dar-lhe as boas-vindas ao projeto A Minha Pensão, uma iniciativa de responsabilidade corporativa do Grupo BBVA para a educação em matérias no âmbito das pensões de reforma, destinada ao público em geral de Espanha e Portugal.
  • Os pilares da poupança privada: para um sistema misto?

    Os pilares da poupança privada: para um sistema misto?

    07 Janeiro 2019

    Os pilares da poupança privada são complementares, normalmente voluntários, de gestão privada e baseiam-se num sistema de capitalização.
  • A maioria dos portugueses que poupa fá-lo sem objetivo específico

    A maioria dos portugueses que poupa fá-lo sem objetivo específico

    07 Janeiro 2019

    A idade média em que se começa a poupar situa-se, atualmente, nos 29 anos – um número que diminuiu relativamente à média de 33 anos registada em 2013. Tal poderá dever-se a uma certa “aprendizagem forçada” e a uma tomada de consciência dos constrangimentos económicos que o país tem atravessado. Curiosamente, a maioria dos portugueses que poupa fá-lo sem uma finalidade específica.
  • O efeito das pausas contributivas na formação das pensões

    O efeito das pausas contributivas na formação das pensões

    07 Janeiro 2019

    Quais as consequências das pausas contributivas por desemprego, doença, paternidade, etc, na aquisição de direitos em matéria de reforma e consequentemente para as pensões de reforma que se iniciarão no futuro?
  • Chile: uma reforma nas pensões que revolucionou o mundo

    Chile: uma reforma nas pensões que revolucionou o mundo

    07 Janeiro 2019

    A transição, há mais de 30 anos, para um sistema de capitalização individual, fez com que os chilenos tenham uma taxa de substituição de 42%, ainda que estejam longe de garantir rendimentos idênticos aos que tinham antes da reforma. Por isso, o governo chileno quer levar a cabo reformas para dar mais peso ao sistema público, ao contrário do que acontece na Europa.
  • Em 2050 mais de 40% dos portugueses terá acima de 60 anos

    Em 2050 mais de 40% dos portugueses terá acima de 60 anos

    07 Janeiro 2019

    Dentro de três décadas Portugal será uma das economias mais envelhecidas do mundo. A conclusão é de um relatório da HelpAgeInternational, uma organização não governamentalnorte-americana que estuda a qualidade de vida da população idosa a nível mundial.